terça-feira, 15 de abril de 2014

GLUTAMINA

Ela é um aminoácido produzido pelo nosso organismo,
exerce funções muito importantes como: diminuição do catabolismo (quebra de uma substância para obter energia) degradação muscular proteico, equilíbrio no metabolismo de aminoácidos, atuação para melhora de doenças intestinais e imunidade.

Vários estudos apontam que exercícios intensos e prolongados podem levar a menor disponibilidade de glutamina para as células do sistema imunológico, tornando o atleta mais susceptível a infecções respiratórias.
Estudos demonstraram que uma dose de 5g de glutamina em 330ml de água, fornecido para corredores de média distância, maratonistas, ultramaratonistas e remadores, logo após treinamento intenso ou competição foi suficiente para diminuir a incidência de infecções respiratórias nos sete dias após o exercício. Portanto, a suplementação de glutamina é útil para atletas de diversas modalidades esportivas.
Mas hoje não quero falar da Glutamine x Esporte e sim em situações de estresse como : cirurgias, queimaduras, desnutrição, jejum, onde  os níveis de glutamina caem muito, podendo ficar até 50% menores, aumentando a chance de lesões e inflamações.

Estudos demonstraram que a suplementação de micronutrientes antioxidantes e glutamina está associada com o rápido fechamento de feridas em pacientes traumatizados e com dificuldade de cicatrização. O tempo de fechamento de feridas e cicatrizações ocorreu mais rapidamente no grupo suplementado do que no grupo placebo, pois ela aumenta a oxigenação celular tratando da lesão.


Recomenda-se o uso a glutamina em pó, 5 a 10 gramas por dia diluido em água ou suco.
Abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores