sexta-feira, 3 de junho de 2011

Alimentação adequada pode contribuir com até 80% dos resultados da malhação

Atendendo a pedidos de pacientes e amigos, segue abaixo algumas dicas de alimentação pré, durante e pós treinos.


Alimentação Pré-treino

Na alimentação antes do treino vamos priorizar o rendimento do atleta. A refeição deve conter uma boa fonte de carboidratos e nas quantidades adequadas para cada indivíduo e modalidade esportiva. Devem estar reduzida de fibras, proteínas e gorduras, pois estas irão retardar a digestão e absorção do carboidrato ingerido.

Durante o treino

Deve-se tomar água afim de evitar desidratação, aumento da freqüência cardíaca, diminuição do fluxo sanguineo assim menor capacidade de bombeamento para o coração. Para atividades com duração superior a 60 minutos, o uso de um repositor de caboidratos é necessário em atividades com duração superior a 90 minutos o repositor deve conter eletrólitos.

Pós-treino

Imediatamente após o exercício, os músculos que estavam ativos se preparam para restabelecer a energia gasta e aumentar a entrada de nutrientes. Esse é o estado em que o corpo se encontra mais receptivo à absorção e ao armazenamento de energia.
Deve haver a reposição de carboidrato para reposição do glicogênio muscular e fornecimento de proteína para a construção muscular. Se o objetivo for apenas manutenção de massa muscular, dê mais atenção tanto ao carboidrato quanto a proteína. Porém se o objetivo é perda gordura, o ideal é consumir uma quantidade menor de carboidrato, priorizando alimentos ricos em fibras, evitando um pico repentino da glicemia, e acompanhado de proteína magra.

Caso queiram sugerir matérias, videos ou receitas envie para meu e-mail. Vou atender a todos!

Abraços,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores